You need to upgrade your Flash Player This is replaced by the Flash content. Place your alternate content here and users without the Flash plugin or with Javascript turned off will see this. Content here allows you to leave out noscript tags. Include a link to bypass the detection if you wish.

Músicas e Cantigas

Sorrir é contagioso, cantar também , colocaremos aqui letras de músicas e cantigas de roda, para você animar a sua turma!!!
  

 

  •  Aratatá 
Aratatá
Aratatá
Aratatá, aratatá.
Zug, zug aratatá
Auêe, auêe, auêe
Zug, zug, aratatá

Outra Versão:
Aram sam sam
Aram sam sam
Guli guli
Guli guli
guli ram sam sam

Forme um círculo com as crianças. Invente uma melodia ou fale a letra da música de forma ritmada.
Depois, explique que, ao pronunciar "aratatá", os alunos devem tocar os joelhos. Ao dizer "zug", devem tocar os ombros e, ao cantar "auêe", devem movimentar os braços.
Ou no "Aram" devem tocar os joelhos, no "Guli" devem coçar o queijo e a cabeça.

Após algumas rodadas, altere os comandos da brincadeira. Diga aos alunos que "aratatá" passa a ser a ordem para tocar o joelho do vizinho da direita. E "zug" passa a ser o sinal para tocar o ombro do vizinho da esquerda. O toque despretensioso entre eles é uma forma de livrar as crianças de preconceitos que possam existir.
As poucos complique as regras: todos devem cantar e fazer a roda girar, caminhando no ritmo da música. Os comandos passam a ser "aratatá" para tocar o joelho de quem vem atrás e "zug" para tocar o ombro de quem vai à frente, etc..

 
Fonte: Revista Nova Escola, Editora Abril e Departamento de Catequese da IECLB.